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A matéria publicada pelo Valor Econômico, "Falhas no gerenciamento de risco precipitaram crise, revela pesquisa" de Maria Christina Carvalho em 06/01/2009, comenta a pesquisa da KPMG realizada pela Economist Intelligence Unit. A pesquisa revela que a falta de gerenciamento adequado na gestão de riscos foi uma das principais causas da crise internacional de crédito. A pesquisa de múltiplas respostas realizada com 496 diretores de instituições financeiras revela que 50% dos entrevistados apontam entre as causas das falhas de gerenciamento de riscos a falta de experiência na governança de riscos dos membros do conselho executivo de administração, os quais deixaram de questionar pontos importantes sobre os riscos de créditos aos executivos das empresas. Isto pode expor as empresas a riscos que podem ser gerenciados de maneira eficaz. O ideal é que o conselho executivo seja composto por vários especialistas de áreas chaves para o negócio da empresa, sendo a área de riscos essencial para todas as organizações.
Segundo a pesquisa, 92% dos entrevistados elaboraram ou planejam elaborar uma revisão na maneira como gerenciam os riscos e 42% declararam que já fizeram ou pretendem fazer mudanças profundas em seus processos de gestão de riscos. Estamos em um período em que a revisão do gerenciamento de riscos é fundamental (esta deve ser realizada tempestivamente, independente de crises) para verificar se a mesma está alinhada com o atual momento da organização. Na pesquisa, apenas 42% declararam que já fizeram ou pretendem fazer mudanças profundas em seus processos de gestão de riscos.
Ainda de acordo com a pesquisa, 76% dos entrevistados apontam que o gerenciamento de risco é visto como função de apoio e não como estratégico e 64% afirmam que a direção da área de risco tem pouca influência sobre o desenvolvimento estratégico.
A área de gestão de riscos deve ser estratégica atuando diretamente no planejamento e desenvolvimento estratégico das organizações. Não podemos esquecer que a cultura da gestão de riscos deve ser expandida para todas as pessoas envolvidas nos processos da empresa e todos os colaboradores devem se sentir responsáveis pelo gerenciamento dos riscos. Para organizações com pouca experiência no assunto, a contratação de consultoria especializada e com experiência pode auxiliar no processo de gestão de riscos.
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