Carta aberta para os CEOs das empresas registradas no SEC

sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

No dia 02/12/2008, o diretor do Office Compliance Inspections and Examinations, Lori A. Richards, da SEC, Securities and Exchange Commission, publicou uma carta aberta no website da organização para os CEOs das empresas nela registradas. Nela, Lori comenta que neste período de turbulência financeira no mercado os líderes das empresas registradas no SEC, incluindo as corretoras, consultores financeiros, empresas de investimentos, dentre outras, que estão reduzindo os custos, não podem esquecer das obrigações legais. As regras da SEC garantem controles que asseguram que as operações estão em conformidade, o que é bastante útil e interessante também para os seus clientes, acionistas e outras partes envolvidas, os quais se sentem protegidos.


Ainda na carta, é explicado que as empresas devem vigiar e agir de forma pró-ativa na detecção e correção de problemas que causem impactos financeiros para as organizações, com padrões elevados de avaliação de riscos e controles, além de outras obrigações previstas para estar em conformidade com a SEC. Com isso, o cumprimento dessas leis ajuda a restaurar e reforçar a confiança pública na imparcialidade e integridade dos mercados e dos participantes no mercado financeiro.


Atualmente tem se falado bastante da eficácia dos controles da SEC. A implantação e manutenção desses controles requerem e consomem muitos recursos. Porém, esses controles são de extrema importância para a empresa estar alinhada e em conformidade com a SEC e garantem o mínimo de controle na transmissão de segurança e transparência para os seus acionistas. O importante é garantir uma boa gestão nas áreas de Governança, Gestão de Riscos e Compliance, estando elas sempre em sintonia e em prol da continuidade e perpetuidade das organizações.


Com a ajuda de especialistas experientes, é possível reduzir custos da implantação e manutenção sem impactar nas obrigações exigidas pela SEC. Recentemente o GRCNews.org publicou uma matéria sobre Estratégias de redução de custos dos controles internos demonstrando alguns exemplos de redução de custos nos controles internos nas organizações.


A carta de Lori está disponível em http://www.sec.gov/about/offices/ocie/ceoletter.htm


Mais informações sobre as regras da SEC e redução de custos empresariais envie um e-mail para grcnews.org@gmail.com


Postado por Felipe Sanches