Prêmio IBGC de Jornalismo

segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

O Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, IBGC, realizou no mês de Dez/08 a cerimônia de premiação da 3ª edição do Prêmio IBGC de Jornalismo no 9º Congresso do IBGC. Mauro R. da Cunha (presidente do Conselho de Administração do Instituto) no site do IBGC, reforçou a importância do Prêmio por incentivar os autores no aprofundamento do debate sobre governança, afirmando ter a imprensa papel fundamental na abordagem e repercussão do tema.


As matérias premiadas foram:


1º Colocado - "Sete amargas lições de uma crise" - Fernanda Arechavaleta e Marcos Graciani - Revista Amanhã.

Matéria sobre a crise que abalou todo o sistema financeiro mundial, inclusive empresas brasileiras tradicionais como a Sadia, Aracruz e Grupo Votorantim. Os autores, Fernanda Arechavaleta e Marcos Graciani, consultaram professores e especialistas em gestão de riscos para compreender quais as lições que as empresas podem retirar da crise.


2º Colocado - "Caiu o disfarce" - Marcelo Loureiro e Silvio Muto - Revista Capital Aberto

Matéria sobre o caso da Agrenco Limited, companhia prestadora de serviços para a cadeia produtiva do agronegócio, que teve três executivos acusados, entre outros crimes, de desviar US$ 2,6 milhões. Além de demonstrar as fragilidades e falhas de governança da Agrenco, a matéria comenta sobre as últimas ofertas públicas iniciais de ações (IPOs) nas quais muitas empresas não estavam realmente preparadas e com níveis de governança questionáveis.


3º Colocado - "Conselhos em tempos de crise" - Graziella Valenti e Silvia Fregoni - Jornal Valor Econômico

A matéria comenta sobre a importância e a responsabilidade dos conselheiros profissionais e questiona os papéis dos mesmos nas empresas que tiveram grandes impactos na crise.


As três matérias são muito boas e dignas de premiações como a proposta pelo IBGC. Parabéns aos autores e ao IBGC.


As matérias completas estão disponíveis no site do IBGC.


Mais informações sobre governança corporativa envie um e-mail para grcnews.org@gmail.com


Postado por Felipe Sanches