segunda-feira, 11 de abril de 2011
fonte: ABBC (Associação Brasileira de Bancos).
Creio que ninguém duvida que a realidade das empresas está se transformando. Estamos num mundo em que a preocupação apenas com os clientes e acionistas já não é suficiente. Neste contexto, outros stakeholders (públicos de interesse) como funcionários, fornecedores, distribuidores, imprensa, comunidade local, governo, sindicato e sociedade estão cada vez mais presentes nas preocupações empresariais.
Para comprovar esta nova realidade, basta acompanhar a evolução dos relatórios anuais das empresas de grande, ou até mesmo médio porte, nos últimos dez anos. Antigamente, o relatório anual das empresas, também chamado de Annual Report, tinha como foco mostrar aos acionistas os principais resultados financeiros obtidos pela empresa no período de um ano.
Thelma Rocha - Professora do programa de mestrado em gestão internacional da ESPM e coordenadora do livro Gestão dos Stakeholders. Artigo publicado no jornal Brasil Econômico em 07/04/2011.
Veja a matéria.