segunda-feira, 11 de abril de 2011
fonte: ABBC (Associação Brasileira de Bancos).
O Seminário de Implementação do IFRS no Brasil: Perspectivas e Tendências, realizado em São Paulo em 31/03/2011, aconteceu em importante momento para o setor bancário e contou com a participação de autoridades e estudiosos acerca do tema. Representantes da ABBC, da FEBRABAN e das instituições nacionais privadas e públicas, tais como Banco Central do Brasil, Comissão de Valores Mobiliários, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, e também de foro internacional, como o International Accounting Standards Board estiveram presentes, emitindo as suas percepções.
Este encontro teve como foco os impactos diretos da implantação dos padrões internacionais de contabilidade sobre a indústria bancária e foi gratificante perceber os esforços dos profissionais de elevada qualificação em compartilhar experiências visando traçar as perspectivas e tendências dessa implantação nos modelos de negócios.
A adoção do International Financial Reporting Standards pelo Brasil ganha força com o momento econômico favorável em que estamos inseridos e será traduzida em um redirecionamento da estratégia e do posicionamento das Instituições, impactando o modelo tradicional de negócios da indústria bancária.
Diante da presente conjuntura financeira internacional, o esforço pelo aumento da transparência nas operações é item de primária importância. Percebeu-se que o novo padrão de preparação e divulgação das demonstrações das Instituições Financeiras trará muitos benefícios, tais como a melhoria da qualidade da administração contábil e também um maior grau de comparabilidade destas informações, apesar dos custos significativos aos adotantes.
Mais uma vez, a sinergia entre duas das mais representativas associações do segmento financeiro, ABBC e FEBRABAN culminou neste fórum de discussão, proveitoso tanto aos operadores do sistema financeiro nacional, quanto internacional.
Para acessar às apresentações, clique nos links abaixo:
Amaro Gomes
IFRS e Regulacao Prudencial
Anderson Thomaz
IFRS, a oportunidade para mudanças está na obrigação
Barbara Davidson Exposure Draft
Offsetting Financial Assets and Financial Liabilities
Edison Arisa
Comitê de Pronunciamentos Contábeis – CPC
Eduardo Perdigão
Instrumentos Financeiros: Impairment
Luis Claudio Fagundes
Processo de Convergência Contábil para IFRS em TI
Sara Glen
Impairment of Financial Assets
Simon Gealy
Managing ChangeAccounting & Regulatory Reform