IIA Global apresenta as novas Normas Internacionais para Auditoria Interna

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Dada a velocidade da mudança na profissão global de auditoria interna, o Conselho Diretivo do Institue of Internal Auditors (IIA) em 2006 criou um comitê internacional geral e um grupo de trabalho para revisar a Estrutura de Práticas Profissionais (Professional Practices Framework - PPF) e o guia estrutural do IIA junto com os processos relacionados. Os esforços do grupo de trabalho centraram-se na revisão do escopo e na ampliação da transparência e consistência do desenvolvimento do guia, nos processos de revisão e emissão. Os resultados culminaram em uma nova Estrutura Internacional de Práticas Profissionais (International Professional Practices Framework - IPPF), e um reinventado Conselho de Práticas Profissionais (Professional Practices Council - PPC). O PPC coordena agora a aprovação e emissão do guia IPPF como na declaração da missão revisada do conselho, a qual foi aprovada pelo Conselho em junho de 2007.

Neste ano foi lançado uma nova versão do IPPF. As mudanças mais significativas na nova IPPF são:

- Melhoria de processos. Aperfeiçoamento em vários elementos, maior transparência e ciclos de revisão definidos para as orientações oficiais. O ciclo de revisão para a IPPF foi estabelecido em três anos. Embora a orientação descrita na IPPF não mude necessariamente a cada três anos, o IIA está empenhado em assegurar que ele seja revisado totalmente e que mudanças serão efetuadas se necessário.

- Guias Auxílio ao Desenvolvimento e à Prática. Este elemento não está mais incluído na estrutura. Ele anteriormente abrangia todos os recursos (ou seja, treinamento, publicações e relatórios de pesquisa) que os auditores internos poderiam utilizar no decorrer de seu trabalho. Devido ao escopo da nova IPPF incluir apenas as orientações oficiais, como definido acima, esta categoria não se encaixava na nova estrutura.

- Interpretações. Estas foram adicionadas às Normas a fim de oferecer maior clareza aos termos e frases. As interpretações, quando necessárias, seguirão imediatamente a Norma associada.

- Orientações Práticas. Estas foram reduzidas no escopo a fim de incluir apenas a metodologia e abordagem para a implantação da Definição de Auditoria Interna, o Código de Ética e as Normas. O conteúdo atual que trata de ferramentas e técnicas foi transferido para o elemento Guias Práticos.

- Guias Práticos e Declarações de Posicionamento. Estes elementos foram adicionados à IPPF. Guias Práticos permitem que a orientação seja feita em nível de ferramentas e técnicas e incluem processos e procedimentos detalhados, programas e abordagens passo a passo (exemplo: exemplos de produtos de auditoria). Declarações de Posicionamento tratam da visão do IIA em relação aos papéis e responsabilidades da auditoria interna em um determinado ponto.


Clique aqui e saiba mais.
.