Contabilidade de Instrumentos Financeiros e Derivativos (CPC38, CPC39, CPC40 e OCPC3)

domingo, 31 de julho de 2011

Acontecerá no dia 15 de agosto de 2011 o curso Contabilidade de Instrumentos Financeiros e Derivativos
(CPC38, CPC39, CPC40 e OCPC3) realizado pela ABBC (Associação Brasileira de Bancos).

Objetivos: A emissão dos CPCs relacionados aos instrumentos financeiros (CPC38, CPC39, CPC40 e OCPC3) e sua complexa aplicabilidade exige a atualização dos profissionais envolvidos com a elaboração e análise de informações contábeis. O curso de contabilidade de instrumentos financeiros foi modelado para capacitar o desenvolvimento dos profissionais atuantes nas áreas de Controladoria, Contabilidade, Tesouraria e Auditoria por meio de uma abordagem inovadora, atual e pragmática. Nesse sentido, o curso aborda desde os aspectos fundamentais das normas de instrumentos financeiros até suas aplicações no dia-a-dia das instituições, com exemplos e casos práticos. Considerando-se o alinhamento das referidas normas com as normas internacionais de contabilidade (IFRSs) e as exigências da CVM, do BACEN e de outros reguladores da aplicação dos pronunciamentos sobre instrumentos financeiros, o curso de contabilidade de instrumentos financeiros é de extrema relevância para as empresas financeiras e não financeiras.

Público-alvo: Destinado a profissionais das áreas de: Contabilidade, Controladoria, Risco, Tesouraria, Produtos, Compliance e Auditoria que estejam de alguma forma envolvidos com a análise, operacionalização, registro e controle das negociações de instrumentos financeiros e que sejam detentores de conhecimentos básicos de Contabilidade.

Instrutor: Fernando Caio Galdi - Doutor e Bacharel em Ciências Contábeis pela USP e Pós-Doutor em Accounting pela University of Arkansas (EUA). Professor Associado da FUCAPE Business School, onde também atua como Diretor da Fucape Consulting, Sócio-Diretor da F2 Consultores Associados, colunista do site InfoMoney, membro da American Accounting Association (AAA) e da International Association for Accounting Education & Research (IAAER). Foi professor visitante na Sam M. Walton College of Business (University of Arkansas) e instrutor em cursos para diversas instituições financeiras e empresas brasileiras e estrangeiras, incluindo: BACEN, BNDES, Banco Fibra, Braskem, Citibank, Banco Itaú, Banco Volkswagen, Credivar, Arcellor-Mittal, Banestes, Caramuru Alimentos, ENB, Energisa, Fiat, Petrobras, PETROS, Odebrecht, Samarco, SUSEP e a SRF, além de cursos de MBA e especialização da FIPECAFI, FIA, ABBC e Trevisan. Participou de diversos cursos de Finanças e Contabilidade Internacional na HBS - Holanda e é formado no curso de Operador de Mercado Financeiro pela FIA. Autor do livro Manual de Contabilidade e Tributação de Instrumentos Financeiros e Derivativos (2009, ed. Atlas) e coautor dos livros Manual de Normas Internacionais de Contabilidade (2009, ed. Atlas), Curso de Mercado Financeiro (2006, ed. Atlas) e revisor da sétima edição do Manual de Contabilidade das SAs (2007, ed. Atlas), autor de diversos artigos em periódicos e congressos científicos nacionais e internacionais bem como divulgados em jornais de grande circulação como Valor Econômico e Gazeta Mercantil. Foi analista de Relações com Investidores da Braskem S.A., participando do processo de oferta pública global de ações ocorrido em 2004 e atuou na área de gerenciamento de riscos e compliance de instituição financeira.

Mais informações: