segunda-feira, 18 de outubro de 2010
Os temas Transparência e Disciplina de Mercado vêm adquirindo cada vez mais importância não só por fazerem parte do Pilar III do acordo de Basiléia, mas pelos normativos emitidos pelos reguladores locais. Por exemplo, a Circular 3.477 do Banco Central exige que as instituições financeiras divulguem informações referentes à exposição de riscos, à política de gestão dos mesmos e da adequação do capital para fazer frente aos riscos incorridos. A Instrução 480 da CVM também trata o assunto que tem claros reflexos na governança corporativa das instituições financeiras.
Assim, a necessidade de transparência na divulgação de informações contábeis e de gestão é uma questão peremptória. Adicionalmente, é preciso entender e até explorar os elementos de sinergia entre o Pilar III do Acordo de Basiléia e o processo de convergência da contabilidade aos padrões internacionais, particularmente, no que se refere aos requisitos para atender o IFRS 7.
Com o objetivo de discutir os princípios de disclosure de informações, a ABBC (Associação Brasileira de Bancos) promove um treinamento direcionado para profissionais envolvidos nas áreas de Controladoria, Riscos, Compliance, Relação com Investidores e afins. A atividade será realizada nos dias 18 e 19 de novembro, ministradas por Nayra Taís Savordelli, gerente de FBM Consulting, com larga experiência em projetos voltados para o mercado financeiro, envolvendo adequação dos processos de negócios aos requerimentos do Acordo de Basiléia II, definição de modelos de governança, metodologias de implementação de novos processos e sistemas e Andreia Borges Figueiredo, profissional com mais de 16 anos de vivência no mercado financeiro, com experiência internacional e foco nas áreas de Finanças, Risco e Contabilidade Internacional (IFRS).
As inscrições devem ser confirmadas até 8 de novembro.
Mais informações no seguinte link:
Transparência e Disciplina de Mercado