Introdução ao Compliance e Integridade Corporativa: Fundamentos e Boas Práticas

sábado, 11 de setembro de 2010

O ICIC (Instituto de Compliance e Integridade Corporativa) realizará nos dias 29/09, 06/10 e 20/10 o curso “Introdução ao Compliance e Integridade Corporativa: Fundamentos e Boas Práticas”, voltado para profissionais de direito, administração, recursos humanos, comunicação, entre outros.

O curso será ministrado na sede do ICIC, em São Paulo, e terá os seguintes instrutores:

George Barcat
Consultor em Ética Empresarial. Analista de Sistemas. Professor de Ética, Ética Empresarial, História da Filosofia e Lógica. Membro do ICIC e Conselheiro da Associação Palas Athena.

Vanessa Alessi Manzi Binder
Advogada, com LLM - Legal and Law Master (Mercado Financeiro) no IBMEC e extensão em UC Davis, na Califórnia. Atua na área de Compliance há 12 anos em instituições financeiras e atualmente é responsável pela área de Compliance, Risco Operacional e Ouvidoria. Autora do livro Compliance no Brasil - Consolidação e Perspectivas, São Paulo, 2008 e organizadora/autora do livro Manual de Compliance – Preservando a Boa Governança e Integridade das Organizações, Editora Atlas, 2010. Vice-presidente do Comitê de Compliance da ABBI (Associação Brasileira dos Bancos Internacionais), Coordenadora do Núcleo de Regulação e Compliance do CEG da FIPECAFI (USP) e Diretora de Ensino e Pesquisa do Instituto de Compliance e Integridade Corporativa (ICIC).

Hannes Schollenberger
Graduado em Engenharia Ambiental pela Universidade de Bayreuth (Alemanha) com Ph.D. em Economia/Engenharia Industrial pela Universidade de Karlsruhe (Alemanha). Iniciou sua carreira na área de consultoria de processos produtivos antes de entrar na Auditoria Interna da Henkel AG & Co. KGaA. De 2007 a 2009 foi responsável pelo Departamento de Risk and Compliance Mercosur na Henkel Ltda. em São Paulo. Desenhou, estruturou e implantou o departamento criado com a chegada dele e, entre outros, foi responsável pela criação e realização do programa de ética e compliance da companhia na Argentina, no Brasil e no Chile. Desde 2009 é Regional Manager Latin América – Corporate Security/Compliance do grupo Henkel. Membro do ICIC.

Mais informações:

ICIC – Instituto de Compliance e Integridade Corporativa
E.mail: contato@complianceicic.org.br
Site: www.compliance.org.br
Tel.: (11) 3262-4908