sábado, 1 de maio de 2010
A revista Mundo Corporativo, número 27, da Deloitte traz uma matéria bem interessante sobre Governança de TI. Nela são apresentados alguns pontos da pesquisa “Survey on IT-Business Balance – Shaping the Relationship between Business and IT for the Future”, divulgada em novembro de 2009 pela Deloitte, com o objetivo de abordar o complexo e necessário equilíbrio entre os objetivos de negócios e as ações de TI das empresas; as práticas realizadas na Renner, Redecard, Hamburg Süd e Banco do Brasil; elementos determinantes do negócio; e como implementar a governança de TI.
Conforme a matéria, as principais dimensões da governança de TI são apresentadas abaixo:
A governança de TI está inserida em um contexto amplo de capacidades que precisam ser desenvolvidas na empresa:
- Governança e controle – Diretrizes, responsabilidades, transparência e controles propriamente ditos requeridos para gerenciar a área de TI, a fim de se garantir o cumprimento dos seus objetivos estratégicos e o envolvimento de todos os públicos de interesse.
- Estratégia e alinhamento – A estratégia de TI deve ser desenvolvida como parte integral dos objetivos da corporação e também deve influenciar o cumprimento desses objetivos.
- Portfólio e finanças – A dimensão do portfólio considera as iniciativas de tecnologia que suportam a estratégia de TI e inclui sua priorização e seu alinhamento com a estratégia do negócio. A dimensão de finanças considera os investimentos e osrecursos financeiros requeridos para iniciativas de TI.
- Arquitetura empresarial – Níveis que suportam o negócio, como estrutura de dados, aplicações e infraestrutura tecnológica de suporte – incluindo hardware, conectividade e sistemas de software.
- Organização e entrega – Estrutura, papéis e competências internas de TI, além de funções terceirizadas e fornecedores que determinam a maneira como a área de TI suporta o negócio.
A revista está disponível no seguinte link:
Revista Mundo Corporativo
Mais informações sobre Governança de TI envie um e-mail para grcnews.org@gmail.com
Postado por Felipe Sanches