International Financial Reporting Standards (IFRS): What Internal Auditors Need to Know

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

O IIA (The Institute of Internal Auditors) lançou recentemente a pesquisa (International Financial Reporting Standards (IFRS): What Internal Auditors Need to Know - 2009) contendo um conjunto de relatórios sobre o IFRS (International Financial Reporting Standards). Os relatórios tem como objetivo fornecer aos auditores internos uma pesquisa sobre a importância e os desafios encontrados por diversas empresas na implantação do IFRS. A versão do IFRS disponível é bastante complexa e focada especialmente para empresas que publicam seus balanços. Porém o IASB (International Accounting Standards Boards), órgão que desenvolveu o IFRS, está trabalhando para uma versão mais simples para empresas privadas que não necessitam publicar seus balancetes. A pesquisa do IIA é composta pelos seguintes relatórios:

  • IFRS versus U.S. GAAP: What is the difference?
  • Internal audit’s responsibility in the IFRS process.
  • Business Impact: Key changes to expect from IFRS.
  • Proposed timeline for IFRS Convergence in Unites States.
  • Summary and IFRS resources

Mais informações sobre a pesquisa em IIA.

Saiba mais sobre o IIA.

O IFRS (International Financial Reporting Standards) é conjunto de normas contábeis globais desenvolvida pelo IASB (International Accounting Standards Boards), adotada em vários países e que vem se tornando uma norma mundial para as demonstrações financeiras de empresas que publicam seus balanços. No Brasil o Governo Federal sancionou no final de 2007 a lei 11.638 que altera a antiga lei das Sociedades por Ações de 1976 e determina que todas as empresas brasileiras de capital aberto deverão apresentar seus demonstrativos financeiros elaborados segundo o IFRS.

Muitas empresas brasileiras estão com dificuldade em produzir o primeiro balanço de acordo com a nova lei e consequentemente estão adiando a data de divulgação dos balanços. A CVM (Comissão de Valores Mobiliários) e o CPC (Comitê de Pronunciamentos Contábeis) divulgaram no mês de Janeiro/09 um documento explicando novamente as novas regras de contabilidade que serão aplicadas pela primeira vez no balanço anual de 2008. O documento pode ser acessado no site da CVM.

Segundo alguns analistas há muita dúvidas e divergências entres os contadores e auditores internos das empresas e os auditores externos. A implantação e o processo de adoção da norma requer grandes conhecimentos e experiências. A contratação de consultorias para auxiliar nesse processo será de grande valia para muitas empresas que não estão preparadas para a transição.

Existem diversas diferenças e semelhanças entre o IFRS, o US GAAP e as práticas contábeis adotadas no Brasil. Caso queira saber sobre essas diferenças e semelhanças envie um e-mail para equipe do GRC News.

Mais informações sobre IFRS envie um e-mail para envie um e-mail para grcnews.org@gmail.com

Postado por Felipe Sanches