Metodologia de Mapeamento de Riscos de Corrupção para Órgãos Públicos

segunda-feira, 11 de agosto de 2008

A Controladoria Geral da União em conjunto com a Transparência Brasil (organização independente e autônoma, formada por grupos e organizações não-governamentais comprometidos com o combate à corrupção) disponibilizaram uma Metodologia de Mapeamento de Riscos de Corrupção para Órgãos Públicos.

O objetivo do projeto é desenvolver uma ferramenta de prevenção a práticas que caracterizem corrupção nos processos decisórios da administração pública. O material está disponível gratuitamente no site da organização.

A idéia é muito boa ainda mais que recentemente foi divulgado pela ONG Transparência Internacional (a pesquisa do Índice de Percepção de Corrupção de 2007 a qual qualifica o nível de corrupção entre 180 países. O Brasil ficou na 72ª posição obtendo 3,5 de pontuação (0 indica maior índice e 10 menor índice de corrupção).

O material além de ajudar as organizações públicas ajuda também outras organizações exemplificando o mapeamento de riscos, seleção dos processos com riscos de corrupção, gerenciamento dos riscos de corrupção, além de alguns exemplos de papéis de trabalhos.

Postado por: Felipe Sanches