O que as FPI's precisam saber sobre XBRL

segunda-feira, 22 de maio de 2017

A SEC (U.S. Securities and Exchange Commission) publicou recentemente a taxonomia IFRS (International Accounting Standards Board) para que as FPI's (Foreign Private Issuers) possam submeter suas Demonstrações Financeiras utilizando o XBRL (eXtensible Business Reporting Language).

Todas as FPIs já devem apresentar suas demonstrações financeiras em XBRL para os exercícios fiscais que terminam em ou após 15 de dezembro de 2017.

Os arquivamentos que estão sujeitos são os Relatórios Anuais 20-F ou 40-F, algumas submissões referentes ao formulário 6-K e determinadas declarações sobre a Securities Act. Declarações de IPO no formulário F-1 para uma FPI não registrada na SEC não é requerido o envio no formato XBRL. A lista completa dos arquivamentos que estão sujeitos ou não os uso do XBRL é disponibilizado no https://www.sec.gov/page/osd-homepage.

O XBRL é uma linguagem de programação derivada do XML (eXtensible Markup Language) utilizada para comunicação de informações financeiras para o mercado e órgãoes reguladores. O XBRL é gerido por um consórcio internacional sem fins lucrativos (XBRL International Incorporated) composto por mais de 300 organizações, entre entidades reguladoras, agências governamentais e empresas de software.

O XBRL visa facilitar a comunicação entre diferentes tecnologias, permitindo que elas funcionem de uma forma mais integrada, resultando num aumento da qualidade de dados e disponibilização mais rápida.

Relatórios no XBRL só podem ser lidos em visualizadores/aplicativos compatíveis com ele. A partir destes visualizadores, é possível importar informações de diversas empresas e realizar consultas e comparações entre elas. Para o público que não tem acesso a visualizadores/aplicativos a SEC desenvolveu o iXBRL (Inline XBRL), onde é possível visualizar as informações em navegadores padrão, sem o uso de visualizadores/aplicativos XBRL.

Clique aqui e veja um exemplo de relatório disponibilizado pelo iXBRL.

Saiba mais sobre XBRL e iXBRL nos links abaixo:

XBRL Validation and Rendering

What public companies should know about Inline XBRL: PwC

How companies can minimize reporting risks and realize benefits - PwC
.