domingo, 18 de setembro de 2011
O 1º Encontro de Contabilidade e Auditoria para as Companhias Abertas, promovido pelo Ibracon – Instituto dos Auditores Independentes do Brasil e pela Abrasca - Associação Brasileira das Companhias Abertas, realizado nos dias 12 e 13 de setembro, no Auditório da Câmara Americana de Comércio (Amcham), reuniu, pela primeira vez, 260 participantes nos dois dias.
Ana María Elorrieta, presidente da Diretoria Nacional do Ibracon, juntamente com Antonio D. C. Castro, presidente da Abrasca, e Juarez Dominguez Carneiro, presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), realizaram a abertura do evento.
A programação do Encontro foi composta por painéis e palestras, conduzidos por profissionais especialistas sobre o tema do evento, que levaram ao público discussões e informações relevantes a respeito do universo da contabilidade e auditoria.
Integração
O professor Ariovaldo dos Santos, da Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras (Fipecafi), entende ser necessária maior aproximação e diálogo corporativo entre contadores, auditores e profissionais de comunicação, para que a publicação das demonstrações financeiras seja “a mais inteligível e interessante possível”.
IFRS
O interesse pela normatização contábil internacional (padrão IFRS) foi outro ponto de destaque ressaltado por Alfried Plöger, vice-presidente da Abrasca e coordenador institucional do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC): “As empresas e profissionais de contabilidade ainda estão ávidas pelo assunto, porque estamos vivenciando um processo de mudança cultural”. De acordo com Plöger, foram impressos todos os pronunciamentos do CPC e as instruções da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) sobre o assunto.
Encerramento com alto nível de participação
No encerramento do evento, Ana María Elorrieta, presidente da Diretoria Nacional do Ibracon e Alfried Plöger, vice-presidente da Abrasca destacaram que a oportunidade e o acerto da programação do 1º Encontro de Contabilidade e Auditoria para Companhias Abertas Sociedades de Grande Porte foi o ponto alto do evento. “A iniciativa foi revestida de pleno êxito, com altíssimo nível dos participantes.”, avaliaram ambos. “O sucesso da parceria Ibracon-Abrasca nos compromete para a 2º Encontro”, finalizou Ana Maria Elorrieta, vislumbrando novos conteúdos para 2012 e 2013.